Sic vos non vobis

"Sic vos non vobis"... É por vós, mas não só para vós, que as coisas veem a ser feitas!

LIÇÕES DO "FONTE VIVA" COM ALTERAÇÃO DO REGISTRO DO FALAR.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

EDUQUE (030)

Meus amigos, não nos menosprezemos.
Podemos não estar lembrados mas, o Espírito de Deus habita em nós, e isto é ser muito mais do que uma “brastemp”.
Lá dentro de nós brilha este diamante e todo o nosso trabalho consiste em tirar barro, lama e cascalho que escondem esta riqueza. Só que esse negócio dói, é uma cirurgia para o nosso bem feita meio que “a frio” e nós, menininhos queridos das mamães, estamos mais dispostos a comer papinha do que a roer milho duro para nutrir-se e, ainda por cima, ficar com os dentes limpinhos...
Emmanuel fala pra gente que a coisa é assim mesmo. Tem fruteiras no pomar mas você tem de cuidar das plantas. Tem água farta e pura mas é você quem puxa os canos para traze-la.

O processo de educação que a terra dispõe, paulatinamente, pode nos tornar anjos.
Mas, se lembre que “educar” (educare) quer dizer “tirar lá de dentro” e cada um de nós vai ter de sacar esse anjo perdido do meio das nossas entranhas.


“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” Paulo. (1ª Carta aos Coríntios, 3:16.)

O germe do tronco benfeitor mora na semente pequenina.
As melodias que a fonte canta vem do coração da terra.
Num bloco de pedra se faz estátua finas.
No entanto, as fruteiras requerem trato. A corrente d’água tem de ser canalizada para não se contaminar. A jóia pede que o esmeril faça um milagre. Assim também o Espírito traz consigo a semente da Divindade. Deus está em nós, o tanto que estamos nele.
Mas, para que a luz divina se separe da escuridão humana, é preciso que os processos educativos da vida trabalhem em nós em caminhos pedregosos pelos tempos afora.
Somente de um coração engrandecido no saber pode sair o heroísmo dos santos. Somente um cérebro bem trabalhado pode produzir formas de pensamento iluminadas. Só a grandeza espiritual vai gerar a palavra segura, o verbo harmonioso e a voz que acalma.
Olhemos a dor e o trabalho como artistas celestes desenhando perfeição em nós.
Eduque que você transformará o irracional em inteligente, o inteligente em humano e o humano em anjo.
Eduque que você fará o paraíso na Terra. Já que o Senhor habita em nós, aperfeiçoemos a nossa vida, a fim de que ele se manifeste em nós.


(FONTE VIVA – Com modificação do registro do falar.)


Todos os estudos anteriores a este no Fonte Viva acham-se no meu “Blog”. Siga-me lá:
http://sicvosnonvobis-cesar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário