Sic vos non vobis

"Sic vos non vobis"... É por vós, mas não só para vós, que as coisas veem a ser feitas!

LIÇÕES DO "FONTE VIVA" COM ALTERAÇÃO DO REGISTRO DO FALAR.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

A BOA PARTE (032) - Quando não é você quem a escolhe...

Caros amigos, é preciso saber escolher.
É preciso fazer isso, mas é preciso muito mais saber contemplar a escolha alheia porque temos uma irresistível tendência a achar que a nossa escolha é um “must”, não tem nada melhor!
Cada um de nós experimenta estágio particular da evolução e isto, certamente, leva a escolhas igualmente particulares. Reconhecer isto nos outros redimensiona para mais e melhor cada criatura e melhora nossa ciência de escolher. Ficamos mais modestos e passamos a admitir que alguém, de repente, pegou algo melhor da mesma prateleira onde estivemos. Nossa capacidade de análise apita logo na hora em que o sucesso alheio se mostra cutucando nossa inveja e ciúme – que sempre estão de plantão.
Emmanuel diz que a “boa parte” reside em todas as criaturas e em todas as coisas, não é só em nós, não. Na sapataria do mundo tem sapato de tudo quanto é jeito, mas é a nossa escolha ruim que faz o calo – não o sapato. Quando o calo começa a doer a gente manca. E se nessa hora aparece alguém sambando, e de salto alto, vamos pensar que é só pra “humilhar”...
Não é, não.
É que nosso irmão ou irmã, nesse quesito, sabe escolher melhor do que a gente e o que ela tem não deve ser manchado pela nosso ciúme ou roído pela nossa inveja.

Deixa quieto.

Felicite os outros pelos acertos que tiveram. Assim você aprende a ser justo e, quem sabe, sinta o calo amansar um pouquinho...

“Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada.” – Jesus. (Lucas, 10:42.)

Não te esqueças da “boa parte” que reside em todas as criaturas e em todas as coisas.
O fogo destrói, mas transporta consigo o elemento purificador. A pedra é contundente, mas consolida a segurança. A ventania açoita impiedosa, todavia, ajuda a renovação. A enxurrada é imundície, entretanto, costuma carrear o adubo indispensável à sementeira vitoriosa.
Assim também há criaturas que, em se revelando negativas em determinados setores da luta humana, são extremamente valiosas em outros. A apreciação unilateral é sempre ruinosa. A imperfeição completa, tanto quanto a perfeição integral, não existem no plano em que evoluímos. O criminoso, acusado por toda a gente, amanhã pode ser o enfermeiro que te estende o copo d’água.
O companheiro, no qual descobres agora uma faixa de trevas, pode ser depois o irmão sublimado que te convida ao bom exemplo.
A tempestade da hora em que vivemos é, muitas vezes, a fonte do bem-estar das horas que vamos viver.
Busquemos o lado melhor das situações, dos acontecimentos e das pessoas.
 “Maria escolheu a boa parte, que não lhe será tirada” – disse-nos o Senhor.
Assimilemos a essência da divina lição.
Quem procura a “boa parte” e nela se detém, recolhe no campo da vida o tesouro espiritual que jamais lhe será roubado.


(FONTE VIVA – Com modificação do registro do falar.)


Todos os estudos anteriores a este no Fonte Viva acham-se no meu “Blog”. Siga-me lá:
http://sicvosnonvobis-cesar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário