Sic vos non vobis

"Sic vos non vobis"... É por vós, mas não só para vós, que as coisas veem a ser feitas!

LIÇÕES DO "FONTE VIVA" COM ALTERAÇÃO DO REGISTRO DO FALAR.

quinta-feira, 17 de março de 2011

SÓ UM POUQUINHO (042)

A gente precisa escolher de que lado ficar nesta vida.
O guia certo para orientar esta escolha é a compreensão correta do que seja encarnação e reencarnação. Se entendermos a vida como uma grande viagem de trem e as existências que a formam como estações de parada dá certinho! Assim, não dá pra entender de jeito nenhum que nos apeguemos com coisas que vamos ter de deixar pra lá assim que o trem der partida. Portanto, a perspectiva correta do futuro é que arruma as coisas no momento presente. Cumprindo o “de_ver” o “de_vir” fica bem ajeitadinho.
Por isso, nenhuma perspectiva dentro do tempo da existência – mesmo que sejam 100 anos – vale alguma coisa porque, a outra vida é que é o “ó do borogodó”.
O acerto no presente feito com a correta perspectiva de futuro é o que Emmanuel mostra pra nós no exemplo de escolha que fizeram Moisés, Jesus e Paulo de Tarso.

Não adianta comprometer a Vida para realizar o gozo terreno se a duração disso é o tempo de parada de um trem na estação: só um pouquinho.

“Escolhendo antes ser maltratado com o povo de Deus do que por um pouco de tempo ter o gozo do pecado.” – Paulo. (Hebreus, 11:25.)

Aqui nesta passagem Paulo se refere a atitude de Moisés que, entre gozar “só um pouquinho” do luxo da casa do Faraó e libertar os companheiros cativos, preferiu o trabalho libertador. Com isso ele deu um exemplo sublime de qual é a função do espírito encarnado na Terra.
“Só um pouquinho” é o tempo que os governantes dirigem o interesse do povo.
“Só um pouquinho” é o quanto o servidor obedece pois é subalterno.
“Só um pouquinho” é o tempo que o agiota consegue segurar o dinheiro.
“Só um pouquinho” é o quanto o infeliz padece privações.
Ah, se o homem prestasse atenção como seus dias são poucos na Terra! Se ele visse como é pouco o recurso que ele pode contar no corpo em que se movimenta!... Comparando essa visão com a eternidade, certamente que ele mudaria o entendimento sobre a bendita oportunidade, preciosa e rápida, que lhe foi dada no mundo.
Tudo o que parecer bem ou mal pra nós na terra dura “só um pouquinho”, mas tem gente que, nessa pequenina fração de tempo se complica por muitos e muitos anos.
É indispensável gravar no cérebro e no coração o exemplo de quem soube honrar a passagem por este caminho por onde todos passam – que é “só um pouquinho”. Moisés preferiu deixar pra lá o gozo palaciano – que era “só por um pouquinho” - para poder nos deixar a lei justa. E, por causa da perseguição cruel, Jesus nem sequer se abalou para disputar com eles nem mesmo “só um pouquinho”, para se dedicar a nos ensinar o segredo divino da Cruz com Ressurreição Eterna. Paulo não quis descansar nem “só um pouquinho” depois que se encontrou com o Mestre na porta de Damasco, para exemplificar para nós o trabalho e a fé viva.
Meu amigo, aonde quer que você esteja, você vai ficar “só um pouquinho”. Por isso vamos trabalhar sem cessar na extensão do bem, sem nos esbaldarmos na alegria e nem aumentar a tristeza além da conta, porque é na demonstração do “pouco” que caminharemos para o “muito” de felicidade ou de sofrimento.


Todos os estudos anteriores a este no Fonte Viva acham-se no meu “Blog”. Siga-me lá:
http://sicvosnonvobis-cesar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário