Sic vos non vobis

"Sic vos non vobis"... É por vós, mas não só para vós, que as coisas veem a ser feitas!

LIÇÕES DO "FONTE VIVA" COM ALTERAÇÃO DO REGISTRO DO FALAR.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PROCUREMOS COM ZELO (054)

A inocência relaciona-se com pureza e com simplicidade.
A pureza dá a idéia de coisa sem mistura, sem mancha e isso realça-lhe o valor. A simplicidade, então, é entendida como descomplicação benfazeja, uma espécie de prontidão na acolhida gentil.
Sobretudo eu percebo que o senso comum entende inocência e simplicidade como sendo estados aos quais o ser humano chegou por esforço de construção. No entanto, é justamente o contrário. Eles são os estados iniciais da alma humana. Porque, inocência é a pureza daquilo que ainda não se corrompeu e a simplicidade é a condição inicial da natureza humana pronta para aprender.
A Doutrina Espírita anima os cristãos para se amarem e se instruírem. Encoraja-os a saírem desta posição inicial pela ação orientada pelo evangelho de Jesus, que os fará adquirir os conhecimentos que os tirarão da inocência ignorante e da simplicidade tola.
Sob a batuta do Mestre dos mestres, construiremos a plataforma ideal para os enfrentamentos do mundo para o qual ele nos prepara dizendo: – "Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos. Portanto, sede prudentes como as serpentes e símples como as pombas" (Mateus 10, 16).
Somente com ele é que saberemos o “caminho excelente” que Paulo fala e Emmanuel destaca neste estudo, para tomar os conhecimentos que nos farão sábios e espontâneos sem que percamos a candura e a simplicidade.

“Procurai com zelo os melhores dons e eu vos mostrarei um caminho ainda mais excelente.” – Paulo. (1ª Epístola aos Coríntios, 12:31.)

Quando pinta a idéia de que não devemmos procurar aprender e a melhorar para ser mais útil ao trabalho de levar avante o conhecimento de Deus, é mais fácil ser a preguiça sendo sonsa do que a humildade querendo se mostrar.
A vida é um curso avançado de aperfeiçoamento através do esforço e da luta, e se até as pedras devem sofrer o polimento para melhor refletir a luz, quanto mais nós que somos chamados, desde já, a falar dos recursos divinos?
Que ninguém pare o bendito curso de sua educação alegando que precisa cooperar com o Céu, porque o progresso é um trem de rodas incansáveis que deixa pra trás quem se reluta seguir em  frente.
Temos de avançar por igual, com a melhoria conseqüente de tudo o que nos rodeia. E o Evangelho não abençoa qualquer atitude de expectativa descuidada. A palavra de Paulo é muito significativa. Falando ao povo de Corinto, o apóstolo dos estrangeiros anima-os a irem, fervorosamente, atrás dos melhores dons. Não podemos deixar de incorporar as qualidades mais nobres da inteligência e do coração, fazendo sublime a alma imortal. Cultura e santificação, pelo trabalho e pela fraternidade, é dever para todas as criaturas. Auto-aperfeiçoamento é obrigação comum.
Vamos buscar, com afinco, nossa elevação marcando nossa presença, seja onde for, com as bênçãos do serviço dado a todos, e assim que estejamos integrados no esforço digno, dentro da ação pessoal e incessante no bem, o Céu nos mostrará caminhos mais iluminados para a elevação.


Todos os estudos anteriores a este no Fonte Viva acham-se no meu “Blog”. Siga-me lá:
http://sicvosnonvobis-cesar.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário